sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

2019 O ANO DA RETOMADA - REFLEXÕES, meus autores preferidos



Estamos atravessando, talvez, uma das piores fases da humanidade desde que nos entendemos por gente,  vejamos as seguintes opiniões:

1 -  Laurie Beth Jones, escritora americana  que estudou por 30 anos a vida de Jesus, e lançou o livro JESUS CEO –  As idéias Dele para aplicação nas Empresas, livro  da prateleira de RH.

Acredito que o Mundo está clamando por líderes cujos os objetivos sejam Construir, não destruir, Educar, não explorar, Equiparar Fortalecendo, não dominar, diz Laurie.
Na verdade estamos em busca de pessoas que desejem Semear Campos que às levem  a boa colheita e que reconheçam que o local onde a maioria de nós passarão nossas vidas seja, realmente, um solo fértil e Sagrado.

2 -  Mikhail Gorbatchov,  estadista Russo – autor de um novo pensamento – Perestroika.

No evento ECO-92 no Brasil, Gorbatchov  teve participação brilhante,  Chamou à atenção do mundo, alertando-nos, Dissera: “ Nós estamos vivendo um momento como se fossemos Um Avião Levantando Voo e o piloto tem um determinado tempo de, Senão Retorno, nós ultrapassamos esse tempo, e com certeza,  vamos nos espatifar no Final da pista.  Logo,  se faz urgente que tomemos decisões mais rápidas possíveis para Salvar  o Planeta Terra.

3 – Milton Santos, filosófo da Geografia Humana, autor do Livro “ Por Uma Outra Globalização.”

Um mercado global utilizando esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa atual Globalização Pervesa. Poderia ser diferente se o seu Uso Político fosse diferente.

As técnicas se dão como famílias. Nunca na Historia do Homem apareceu uma técnica Isolada.  Observem que o quê se instala são grupos de técnicas, verdadeiros Sistemas...
Essas técnicas vão permitir duas grandes coisas:  A primeira é que diversas técnicas existentes passam a se comunicar entre elas.
A técnica da informação assegura esse comércio, que antes não era possível.  Além disso, ela tem um papel determinante sobre o USO DO TEMPO, permitindo em todos os lugares a convergência dos momentos, assegurando a simultaneidade das ações e, por conseguinte, ACELERANDO O PROCESSO HISTÓRICO.

4 – Augusto Cury,  escritor,  Livro Ansiedade – Como enfrentar o mal do século:
Cientista, psiquiatra, psicoterapeuta  e escritor nos chama à atenção sobre o que ele chama de,            “ O mal do século.”

Trata-se de uma epidêmica síndrome que atinge as Sociedades Modernas. A Síndrome do Pensamento Acelerado.  Editar ou Acelerar sem controle o pensamento é sinal mais evidente da falha do Eu como Gestor psíquico. Ninguém suportaria por muito tempo ver Um Filme cujas as cenas rodassem rapidamente.
Ele alerta sobre a Gama de Informações que as crianças de hoje de 8 a 10 anos recebem através de seus celulares, e afirma que o Rei de Roma, na sua época não recebia tantas informações. 


5 -  Lou Marinoff, escritor Canadense, autor do Best Seller:  Mais Platão, Menos Prozac publicado 20 idiomas e 75 países.  Presidente, fundador da American Philosophical Practitioners Association.

Em seu livro Lou cita Levinas sobre a definição de Ética.  Para Levinas, moralidade significa pensar nos outros, pois todo o conceito de moralidade envolve, assim, o reconhecimento do Outro, fora de nós mesmos. Como alguém que merece nossa consideração e auxilio.  Devemos ajudar, se pudermos. Nossa própria felicidade não pode ser independente dos Outros. Essa é também a posição do budismo mahayana.
É ônus seu, de pensar por si mesmo e descobrir o tipo de auxílio para sua doença.  Procure um médico e certifique-se de estar clinicamente bem.  Enquanto isso, visite sua avó e seu amigo Guru local. Mas, se há algum tipo de coisa acontecendo em sua vida, como: tenho que acordar cedo para trabalhar; prazos à cumprir, provas finais no colégio; está passando por situações difíceis,  como Divórcio ou mudança de carreira. Se alguns destes cenários lhe traz preocupações, então supõe-se que você tenha uma doença. Chama-se Transtorno da Ansiedade Social Generalizada (TASG).  Em outras palavras, supõe que você seja instável, desajustado ou coisa pior. Quem Supõe ?  As empresas Farmacêuticas, que pretendem ganhar muito dinheiro convencendo você de que seu mal-estar é uma doença.  Isso  não é ciência, é comércio.

6 – Luigi Zoja, Psicólogo, autor italiano, de Milão Best Seller  “ História da Arrogaância.”

Sociedade Insatisfeita.  O autor critica o “Mito” do crescimento Ilimitado. “Vivemos numa sociedade bulimia, diz. Onde as pessoas adquirem sistematicamente, muito mais do que precisam, sem no entanto, saciarem-se , realmente.”  Para Zoja, esta epidêmica obsessão por objetos é a raiz do desconforto Espiritual de nosso tempo.
Ele vê, por exemplo, na proliferação de efeitos fantasias catastróficas (dos filmes hollywoodianos) que acompanham a modernidade, como uma Sombra.

O Triunfo das Coisas Sobre o Homem:  Lou diz que os sucessos das técnicas são rapidamente reproduzidos, mas dificilmente mitificados.  Hoje o progresso é tão rápido que utilizamos continuamente as ultimas inovações sem antes ter abraçado em profundidade a cultura que o promove.

As técnicas tem usuários, mas não têm pais. Sua vitória tem cronistas, mas não tem narradores. Na verdade, essas conquistas são percebidas cada vez menos como vitória do homem ocidental sobre civilizações e cada vez mais como o triunfo das Coisas sobre os Homens.

Este avanço infinito põe em movimento não só a Economia Global (grandes industrias, gigantes capitalistas) como também cria, em cada um seus Nichos, um número crescente de “necessidade de consumo.” Além de uma sofisticação  “ad nauseam” na demanda por mais “Novos Produtos”. 
Realmente é como se o Homem estivesse ABRAÇANDO O VAZIO.